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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


sábado, 22 de dezembro de 2012

Atividade familiar para as férias.



Pais aproveitem as férias juntos com seus filhos.
As crianças constroem seu modelo de leitor a partir das vivências com a leitura familiar.
 Se seus pais não leem em casa, eles não terão o hábito de ler, irão ler apenas quando houver necessidade.
Muitos alunos quando pergunto por que aprendemos a ler, eles falam: para ler na escola.
Fica claro que a criança não desenvolveu o gosto da leitura.
É necessário que os pais compartilhem leituras com as crianças, com assuntos que interessam ambos.
Muito importante, é que a criança construa um conceito de si mesma de boa leitora, ou seja, não fique corrigindo a criança, peça que ela leia a história para você, mesmo que ela não saiba ler, nesta fase use livros com figuras e fale para que ela interprete (leia) a partir dos desenhos.
Esses momentos devem ser divertidos, prazerosos, sem cobranças. De atenção quando a criança estiver contando as histórias, repita o que ela falou, assim ela irá perceber que você realmente estava atento. Sempre elogie as leituras realizadas pelas crianças, pois você estará incentivando e estimulando promovendo a autoestima da criança.
Então, aproveite alguns momentos das suas tardes de férias para contar e ouvir histórias com seus filhos, dessa forma você desenvolverá o hábito com prazer de ler em seu filho.  
                                                                                       
                                                                                                          Luana V. Lacalendola

domingo, 9 de dezembro de 2012

Fiquem atentos professores em alguns termos e conceitos sobre deficiência.





Fiquem atentos professores em alguns termos e conceitos sobre deficiência.


Vocês, educadores e profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais, após a convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Brasília- 2007, a palavra “portadora” passa não ser mais usada em documentos oficiais para se referir às pessoas com deficiência.
Pois, “portar” representa uma opção de adquirir ou não. Porém, ninguém opta em possuir (portar) uma deficiência.
Um equívoco comum entre pais, profissionais da saúde e da educação é o termo deficiente mental, quando querem se trata de deficiente intelectual.
Confira as diferenças:
Deficiente Intelectual - conceito resignado ao funcionamento intelectual inferior à média e limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades funcionais (habilidades motoras, cuidados pessoais, comunicação, compreensão, sociabilidade e etc.).

Deficiente mental - remete a distorção da realidade, percepção alterada de si mesmo.