Pesquisar este blog

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


domingo, 23 de fevereiro de 2014

PEDAGOGIA HOSPITALAR


Pedagogia Hospitalar


Muitas pessoas não sabem o que significa Pedagogia Hospitalar, muito menos que é direito de todos.
Pedagogia Hospitalar é um atendimento pedagógico realizado dentro dos hospitais, tanto público como privado.
Esse serviço é realizado para que crianças e jovens em idades escolares que se encontram internados em centros médicos tenham atendimento pedagógico. Este atendimento proporciona um acompanhamento escolar realizado por pedagogos que procuram acompanhar os respectivos conteúdos de acordo com o ano letivo.
O trabalho dos pedagogos acontece normalmente em salas adaptadas chamadas de classes hospitalares, não só com o intuito de desenvolver os conhecimentos pedagógicos mas, de melhorar as perspectivas  sociais e emocionais dos doentes.
Foram realizadas muitas pesquisas que comprovam uma melhora significativa nas crianças e adolescentes internados que recebem este atendimento.
O problema é que em nosso país apenas uma parcela muito pequena de hospitais possuem estes profissionais realizando este trabalho maravilhoso, que só beneficiam os pacientes.
Outra questão muito importante é a falta de conhecimento da população desse direito. Pois, é  dever dos órgãos competentes se incumbir em oferecer este serviço nos hospitais públicos.
Agora conheça um pouco esse trabalho lindo realizado no Hospital Cândido Fontoura:



 Professoras: Luana, Ednalva, Mª Iara e a Professora Ângela da classe hospitalar.