Pesquisar este blog

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Consumo Excessivo

Seguem algumas dicas sobre consumo, importantes para nós educadores conseguirmos formar uma sociedade mais consciente.

Quando falamos de consumo temos diversas formas para abordar o assunto, hoje vamos falar sobre consumo de bens, compras de coisas que precisamos ou pensamos que precisamos.

Você sabe quanto você pode gastar por mês com o consumo de itens essenciais como alimentação, saúde e moradia? E com o consumo de itens importantes como educação, lazer, transporte e cuidados pessoais? É necessário ter cuidado para não gastar demais em algum item acima e deixar outros “descobertos”, a consequência disso é extrapolar a renda e ter que recorrer a créditos que nem sempre temos condições de honrar e que são bem caros em alguns casos.

Quando consumimos sem consciência estamos sujeitos a comprar coisas que nem vamos usar e gastar um dinheiro desnecessário e se tivermos uma situação emergencial como um presente de última hora, uma doença ou um acidente este dinheiro fará falta. As dívidas nessa situação não são consequência da emergência, mas da falta de planejamento anterior para se ter um dinheiro guardado.



Antes de uma compra, você pode se perguntar se precisa desse item, se pode pagar pelo item e se o item precisa ser comprado agora. Se alguma das 3 respostas para as perguntas anteriores for “não”, repense a compra ou adie por algum tempo até estar totalmente certo.

Algumas dicas para consumir com consciência e pagar suas contas em dia:

• Busque identificar quais gastos são essenciais e separe o valor necessário para pagá-los assim que você receber;

• Assim que você receber também separe uma parte (pelo menos 10%) e invista pensando em atingir seus sonhos, ter uma reserva para emergências financeiras e garantir uma aposentadoria mais tranquila;

• Só faça parcelamentos em seu cartão de crédito ou através de cheques se você tiver certeza que consegue honrar com os pagamentos depois e se possível evite novos parcelamentos enquanto estiver pagando para não acumular despesas;

• Cheque especial, Lis, limite da conta corrente não fazem parte de sua renda (embora em alguns extratos eles apareçam somados ao saldo da conta), só os utilize em casos de extrema urgência e se possível por poucos dias. Estes são créditos que cobram taxas de juros bem altas;

Busque o equilíbrio que a fórmula abaixo mostra:


C + V + P = QV (Consumir + Viver + Poupar = Qualidade de Vida)


Pensem nisso!

Este texto foi escrito pelo Planejador Financeiro Pessoal Lucas Madaleno, autor do blog Suas Contas em Dia